segunda-feira, 15 de julho de 2013

Das coisas que eu li #2 Kill All Enemies- Melvin Burgess

Um dos livros que, de alguma forma, me "salvou".





Estava sozinha em uma livraria, procurando por algo que eu não sabia exatamente o que era, e escrevi sobre essa experiência aqui.

Assim que comecei a ler, demorei pra entender a narração em primeira pessoa, por cada um dos personagens principais, Billie, Chris e Rob, que muda a cada capítulo. Confesso que achei meio diferente, mas a forma como esses pontos de vista diferentes dão a construção da história é, no mínimo perfeita, na minha humilde opinião.

É claro que devorei o livro, porque me identifiquei muito com as jovem protagonista da trama, Billie, uma garota explosiva, temperamental e briguenta ao extremo. A prepotência e arrogância do Chris me irritaram um pouco porém, no decorrer da história, esbarrei em situações narradas por ele que eu também já havia, se não vivido algo parecido, pensado na possibilidade apresentada por ele e não podia deixar de citar Rob, o garoto gordinho e metaleiro, que sofre bulling pelos professores, alunos da escola e ainda atura o padrasto insuportável quando chega em casa, mas resolve tudo ouvindo Metallica muito alto nos fones de ouvido, confesso que tenho as vezes um "surtos" de Rob, tentando resolver tudo quando escuto música bem alto, como se assim pudesse desligar o mundo.

Foi uma leitura daquelas de tirar o fôlego, rir, chorar, se desesperar e sentir tudo ao mesmo tempo. Eu realmente entrei na vida de cada um daqueles jovens e eles passaram a fazer parte da minha, foram meus amigos mais próximos enquanto mergulhei naquelas páginas, falava sobre eles como se realmente os conhecesse e não apenas como personagens de um livro. Foi daqueles livros que a gente termina com um aperto no peito, com vontade de não terminar nunca.

E se era algum tipo de salvação que eu estava procurando, eu realmente encontrei nesse livro, foi ele que me salvou da confusão instaurada na minha mente durante os dias em que me fez companhia. 

Nenhum comentário: